antologia
Pra quem não sabe MANGÁ é literalmente revista em quadrinho. Essa nomenclatura define os exemplares japoneses. O formato de leitura é diferente do ocidental. No caso de mangá, dá-se da direita para a esquerda, de cima para baixo. Muitos se confundem, mas não: Mangá não se começa de "trás para frente". Como toda forma de leitura começa no início, só que no formato oriental o início da revista/ livro é o fundo do formato ocidental.
Shoujo significa literalmente meninas. É um termo usado para definir os animes e mangás para garotas. De certa forma são histórias românticas, de colegiais que envolvem personagens adolescentes em situações da descoberta do amor, desenvolvimento de suas paixoes e assim vai. Mas podemos encontrar mangás shoujo que vão além dessa temática, agregando conteúdos de ficção científica, medieval fantástico, terror, etc.
Rekai Bidan
O primeiro mangá considerado shojo foi A Princesa e o Cavaleiro criado pelo mangaká Osamu Tezuka que conta com muitas obras famosas de outros gêneros de mangá como Astro Boy, na década de 50. (by Wikipedia).
O que determina um mangá shoujo é a sua edição nas antologias: revistas japonesas enormes que publicam as histórias de mangás. Se a antologia é shoujo, então o mangá que será publicado nela pela primeira vez será shoujo.
Eu particulamente tenho preferencias por mangás shoujo e tenho coleções gigantescas. Coleciono há sete anos e tenho aproximadamente 500 mangás. E tende a crescer.
Alguns títulos da minha coleção que envolve também mangá shoune (para meninos) são: Colegio Oura Host Club, Elfen Lied, Vampire Knight, Otomen, Sugar Sugar Rune, Honey and Clover, Karekan, Negima, Angel Sanctuary, Holic e uma infinidade de outros mangas, que devido a quantidade eu nao consigo lembrar!!
Uma variação do estilo shoujo é o josei que é quando a história tem como personagens mulheres maduras, uma abordagem mais séria e densa.
Mangá shoujo tem como temas principais os sentimentos, descobertas afetivas e lida demais com o pensamento feminino em todas as suas vertentes. De início as histórias sao bem previsíveis, mas contamos com finais surpreendentes que conseguem mexer com seus leitores. Geralmente a complexidade do enredo varia de acordo com a maturação dos seus personagens. Exemplo disso é Karekano, que é a narrativa de estudantes do início do colegial até a fase adulta.
Pra que gosta de histórias de amor, sem perder aquele toque de comédia-romântica, que gosta de análises profundas dos seus personagens, recomendo o mangá shoujo para descontrair e passar horas numa leitura bem intensa e divertida!!!!
Há 14 anos
0 comentários:
Postar um comentário